Psicoterapia para adolescentes
Quando é interessante fazer psicoterapia?
A adolescência é um período na vida de notáveis mudanças. Uma delas é a mudança fisiológica que ocorre, a qual também acarreta em alterações no funcionamento psíquico. A transição entre a infância e a vida adulta traz um acesso a maneiras novas de pensar e compreender o mundo, e nisso é comum que haja conflitos entre o modo antigo e o novo. Quando estes conflitos geram sofrimento substancial e dificuldades, o psicólogo é um profissional que pode ajudar a compreender o que estaria acontecendo, porque está difícil lidar com a situação, e fornecer caminhos para ajudar a aliviar este sofrimento.
O que é a psicoterapia? Como funciona
É um processo que visa descobrir e ajudar a reparar as questões que estejam incomodando. Funcionam através de encontros, comumente chamados de "sessões", de duração de aproximadamente uma hora. A partir da primeira entrevista é possível avaliar a melhor frequência para as sessões, assim como uma compreensão do quadro em questão. A linha teórica utilizada é a fenomenológica-existencial.
Sobre o sigilo, os responsáveis ficam sabendo do que é discutido em sessão?
No caso de adolescentes, é necessário que haja o reconhecimento de algum adulto responsável que o processo terapêutico está ocorrendo. Fora isso, é comum que seja importante algum tipo de participação dos responsáveis, por serem pessoas muito relevantes no processo de desenvolvimento, e assim podem ajudar o processo. No caso de se conversar de informações discutidas em sessão, é feito um atendimento conjunto com a presença de todos, sendo que esta possibilidade é verificada em sessão antes com o(a) próprio(a) cliente, respeitando o direito ao sigilo.
Questões comumente trazidas:
Ansiedade
Auto-mutilação
Depressão
Fobia Social (ansiedade para se relacionar de modo geral)
Problemas de relacionamento
Para saber mais sobre essas questões, visite a página de artigos.